Participe do 2º Encontro do Movimento Humanista

2º Encontro de Participantes e Interessades no Movimento Humanista no Brasil

Domingo 26 de setembro de 2021
Horário: 14h ás 18h

Informações Gerais

Este Encontro é uma iniciativa de participantes do Movimento Humanista (MH) no Brasil, o mesmo tem caráter informal. Este Encontro não tem pretensões deliberativas, centralizadoras e/ou hierárquicas, o interesse do mesmo é promover um âmbito para o intercâmbio e convergência entre pares, conforme sugere o último documento da reestruturação do MH em 2009 (1), o qual transcrevermos abaixo:
O Movimento Humanista

“O Movimento Humanista é o conjunto de pessoas que participam das propostas do Novo Humanismo, também conhecido como Humanismo Universalista. Essas propostas, em sentido mais amplo, estão expressas no Documento do Movimento Humanista.Essa corrente de pensamento, que se encontra exposta na obra de Silo e na de diversos autores que nela se inspiraram, implica também um sentimento e uma forma de viver, expressa-se em diversos campos do quefazer humano, dando origem a diversos organismos e frentes de ação. Todos eles se aplicam em seus campos específicos de atividade com um objetivo comum: humanizar a Terra. Desse modo, têm em comum a metodologia da Não-violência Ativa e a proposta de mudança pessoal em função da transformação social.

O MH surgiu em 4 de maio de 1969, com uma exposição pública de seu fundador, Silo, conhecida como “A Cura do Sofrimento”, em uma paragem da Cordilheira dos Andes chamada Punta de Vacas, perto da fronteira entre Argentina e Chile.
O MH não é uma instituição, mesmo que dê lugar a numerosos agrupamentos e organizações.
Os organismos do MH surgidos até hoje são: o Partido Humanista, A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, Convergência das Culturas, Mundo sem Guerras e sem Violência e o Centro Mundial de Estudos Humanistas.
Embora esses organismos tenham formas organizativas específicas que lhes permitem levar adiante suas atividades, o MH em si não tem nenhum tipo de organização e constitui o âmbito de convergência e intercâmbio dos membros dos diversos organismos.

As atividades desenvolvidas pelas pessoas que participam do MH dependem da livre iniciativa de cada um.”
(Documento final da reestruturação do MH em 2009)

Vale ressaltar que no documento: “ANEXO: Notas referidas a reestruturação do Movimento Humanista” (2), o qual compõe os documentos oficiais da última reestruturação do MH, em 2009, amplia a definição de participante do Movimento Humanista, para além dos membros dos organismos.

“Interessa-nos incentivar a participação em todos os organismos, mas também alguém poderia participar só no Movimento Humanista sem aplicar-se em nenhum organismo existente”
(ANEXO: Notas referidas a reestruturação do Movimento Humanista, 2009)

Passados 12 anos da última reestruturação do Movimento Humanista ampliaram-se também as expressões sociais do Humanismo Universalistas no mundo para além dos cinco organismos, frentes de ação e aparatos. Surgiram diversas expressões sociais como Redes Temáticas, Coletivos, Correntes nas áreas da saúde e educação, para citar alguns exemplos, que não necessariamente estão formalmente ligadas aos organismos existentes, mas que se identificam claramente com Novo Humanismo. Nesse sentido ampliando e diversificando também a noção de “participante do MH”.

Nesse sentido, mesmo sendo um encontro mais voltado para um “intercâmbio interno” entre pares, o Encontro está aberto para qualquer pessoa interessada em conhecer e/ou participar no Movimento Humanista.

Sejam bem [email protected]!
Paz, Força e Alegria!

Para fazer a inscrição: https://forms.gle/GHivap3VuRc965UQ9
1.Documento final da reestruturação do MH em agosto/2009. https://www.movimientohumanista.net/index.php?lang=por
2. Veja o video sobre o Movimento Humanista
https://youtu.be/K0bSc1LxIFM

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Most Popular

Deixe a Não Violência entrar

Sintonize com a Não Violência

Receba no seu e-mail todas as novidades, atividades e campanhas de humanização e não violência para escolas.

Receba nosso Boletim por e-mail

Veja nosso blog..

Ultimas postagens..

Rolar para cima