Relaxamento e Experiências Guiadas

As práticas de relaxamento são ferramentas humanistas que ajudam de forma simples alcançarem um relaxamento físico externo, interno e mental.

As Experiências Guiadas podem ser definidas como “modelos de meditação dinâmica” cujo objetivo é a própria vida de quem medita.

Elas mobilizam os pensamentos/imagens que se referem a conflitos ou dificuldades para que se possam ser manejados, reorganizando-os de um modo positivo.

As Experiências Guiadas permitem, a quem as pratica, reconciliar-se consigo mesmo superando suas frustrações e os ressentimentos passados, organizar as atividades presentes e dar um sentido de futuro que elimine as angustias, os temores e a desorientação.

Na narração de cada experiência existem pausas, silêncios que o(a) relator(a) ajusta de acordo com a complexidade das imagens propostas. Os silêncios vão de alguns segundos a um máximo de dois minutos, permitindo-se desse modo que os praticantes tenham tempo de elaborar seus próprios núcleos de problema.

O Livro foi escrito por Silo, escritor humanista e pode ser baixado gratuitamente no silo.net

Explicação sobre as Experiências Guiadas

Relaxamento e Experiência de Paz

Relaxamento completo

A prática de Relaxamento Completo( ou Relax) consiste na soma dos relaxamentos: físico externo, interno e mental. O exercício pode ser feito sentado(a) em uma cadeira confortável, não é necessário estar na posição representada pelo icone ao lado.

Experiência de Paz

A Experiência de Paz conecta com a força interna e faz com que a expansão da mesma se contenha nos limites do corpo. Esse registro é proposto através da imagem da esfera luminosa que descendo até ti se expande no seu corpo.

Experiências Guiadas

A Viagem

Experiência do grupo de narrativas sobre o Sentido da Vida: A Viagem é um conto de um(a) viajante que percorre um cenário com dificuldades e depois de superar uma grande resistência alcança a esplanada e dali é levado em uma viagem com registros internos distintos aos do cotidiano. E Experiência toca registros positivos que inspira o(a) viajante a voltar inspirado a sua luta diária.

Circus

O Festival

Experiência do grupo de narrativas sobre o Sentido da Vida: O Festival é uma daquelas experiências sensacionais que simulam o roçar nos registros de plenitude e contemplação. Descrevem imagens tranquilizadoras e convergentes, elevam pouco a pouco o clima do(a) participante. Esta experiência conecta com os melhores registros que possuímos dentro de nós.

Avanços e retrocessos

Experiência do grupo de narrativas de Jogos de Imagens: Avanços e retrocessos é uma experiência-exercício que lhe propõe caminhar por espaços e com colocações que certamente lhe darão um certo trabalho. Mas que se feitos com afinco lhe proporcionarão uma maior habilidade em manejar as imagens mentai, além de habilitar a capacidade de se localizar em situações mais complexas com precisão.

Os Disfarces

Experiência do grupo de narrativas de Jogos de Imagens: Esta experiência-exercício ajuda a pessoa que se dispoe a realiza-la atravessar transformismos dos mais diversos. Uma sequencia de imagens de si das mais estranhas e elásticas. Aqui o objetivo é  exercitar a elasticidade mental e criação de imagens de forma veloz e surpreendente.

70 Supernatural Icons - Expanded

A Protetora da Vida

Experiência do grupo de narrativas sobre o Momento Atual: Esta experiência trás a questão da auto-aceitação de si tal como se é. A figura da protetora da vida é uma personagem forte e segura que ajuda a(o) participante a encontrar contentamento e plenitude dentro de si. A experiência conduz a compreensão de que o registro de felicidade é independente das crenças que se instalam, que diga-se de passagem são temporais.

O Mineiro

Experiência do grupo de narrativas sobre o Momento Atual: Esta experiência descreve um cenário pesado e de descida, simulando paralelamente a chegada até as entranhas da terra. O paralelo se dá no registro de descer até o interior do próprio corpo e buscar soltar e resolver problemas que podem estar afetando o bom funcionamento da vida.

O Grande Erro

Experiência do grupo de narrativas sobre Reconciliação com o Passado: A cena é de um julgamento, onde a pessoa é a julgada, a pena é morrer de sede no deserto. A cena se inverte com o desenrolar desse julgamento surrealista e confuso. O desenlace se dá buscando uma reconciliação com o nosso maior erro.

A Saudade

Experiência do grupo de narrativas sobre Reconciliação com o Passado: Esta bela experiência também busca a reconciliação com quem foi seu grande amor. Busca positivar, busca dar soluções através de uma avaliação justa sobre o que ocorreu sem seguir o caminho dos(as) culpados(as). O tom de regate do bom e belo segue por toda experiência.

Símbolo do Centro Mundial de Estudos Humanistas
Campanhas e Atividades
vinipts

Participe do 8º Simpósio Internacional do Centro de Estudos Humanistas

8º Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas   O Centro Mundial de Estudos Humanistas (CMEH) está organizando o 8º Simpósio Internacional e está com as inscrições abertas. O CMEH é um organismo do Movimento Humanista e atua desde a perspectiva da criação de novas formulações que contemplem o ser humano como valor e preocupação

Leia mais »
Textos de referência
Não Violência nas Escolas

Texto sobre Educação do Livro Humanizar a Terra.

Educação através do Livro Humanizar a Terra.   A Educação. 4 pontos para uma reflexão humanista.   1. A percepção da paisagem externa e sua ação sobre ela comprometem o corpo e um modo emotivo de estar no mundo. Sem dúvida, também compromete a própria visão da realidade, conforme comentei antes. Por isso, creio que

Leia mais »
Planejamento Humanista
Postagem de oficinas
vinipts

Planejamento Humanista para 2021

Crie um 2021 diferente com o Planejamento Humanista Siga o passo-a-passo desta pequena cartilha e construa um ano coerente, solidário e que busque a superação do sofrimento pessoal aliado a uma transformação social. Planejamento Humanista: É quando imaginamos um futuro com um novo olhar, a perspectiva humanista acredita que o futuro será melhor, graças a

Leia mais »

Compartilhe essa experiência

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima