Sobre a Ação Transformadora
A Ação Transformadora é aquela ação que tem como objetivo transformar quem a executa e quem a recebe. Essa oficina é especial por que busca ter o máximo de encaixe entre o que se deseja realizar e o que se necessita realizar. Visto que nem sempre conseguimos aliar ações estimulantes com temas difíceis e sensíveis.
As ações que visam tratar de violência costumam e que buscam uma especie de transformação positiva não são fáceis. Tratar de violências sem buscar vingança ou revanche é um desafio pra quem vivencia tais violências. Já que tais ações precisam ser coletivamente desenvolvidas.
Esta oficina é parte da Jornada de Criação de um Núcleo de Não Violência nas Escolas. Ela tem como objetivo dar referências para o grupo que pretende desenvolver uma Ação Transformadora(Ação Direta Não Violenta) seja uma ação de conscientização, de sensibilização, de denuncia, de fortalecimento ou de solidariedade.
Essas Ações T. costumam dar um certo trabalho, pois não é tão simples criar uma ação sobre violência ou humanização que não contenha elementos como: vingança, exposição, revanche, isolamento, preconceito ou alguma outra forma de violência sutil ou “justificada”.
A Oficina contem 12 passos que ajudam o grupo em questão a criar algo coerente, generoso e solidário. Pois não é interessante criar ações contra a violência usando os mesmo sentimentos, pensamentos e ações que a violência propõe.
Objetivos da Oficina: Ação Transformadora
Esta oficina objetiva criar uma ação que tenha o DNA da Não Violência Ativa na escola/comunidade. Para tanto é preciso seguir as reflexões propostas e ir ajustando a intenção até chegar a uma ação que seja coerente, não violenta e que trate do problema em questão.
Temas:
Contradição interna | Unidade Interna | Registro de traição a si próprio | Memoria de ações válidas | Plenitude | Divisão interna | Coerência do passado como bússola | Pensar, Sentir e Agir na mesma direção | Reconciliação | Dificuldade e contradição
Características:
- Suscita reflexões sobre o comportamento dos outros e do próprio.
Dinâmica metodológica:
- Apresentação de si junto com algum tipo de contradição pessoal ou social que lhe comove.
- Falas sobre a crise de referência que estamos vivendo.
- Leitura de paragrafo
- Explicação sobre os pilares da Contradição/Coerência.
- Reflexão de situação pessoal de contradição.
- Divisão em grupos.
- Busca de momentos passados da vida pessoal de coerência
- Breve planejamento de coerência para o momento atual.
Esta oficina é adequada a quem já realizou alguma outra oficina OU quem está disposto a realizar tais reflexões. Pode ser feito sem adaptações com jovens a partir de 13 e 14 anos, abaixo disso deve-se adaptar, simplificar, reduzir a oficina e escolher linguagens mais simplificada.
Ótima para: professores, pais, mães e responsáveis, jovens protagonistas, gestão, profissionais da escola.
Participe do 2º Encontro do Movimento Humanista
2º Encontro de Participantes e Interessades no Movimento Humanista no Brasil Domingo 26 de setembro de 2021 Horário: 14h ás 18h Informações Gerais Este Encontro é uma iniciativa de participantes do Movimento Humanista (MH) no Brasil, o mesmo tem caráter informal. Este Encontro não tem pretensões deliberativas, centralizadoras e/ou hierárquicas, o interesse do mesmo é
Conheça os 7 dias de meditação com o Pedido
Uma profunda Conexão Interna: O pedido 🎁 Temos um presente pra você! TURMA PERNAMBUCO 🔷O programa de 7 dias de Pedidos inspirou-se no “El Regalo” que significa “O Presente” dado por Silo no seu discurso na inauguração do primeiro Parque de Estudo e Reflexão La Reja em Buenos Aires, Argentina no dia 07 de
Painéis sobre Educação – 8º Simpósio do CMEH
Painéis sobre Educação – 8º Simpósio do CMEH O Centro Mundial de Estudos Humanistas (CMEH) organizou o 8º Simpósio Internacional. O CMEH é um organismo do Movimento Humanista e atua desde a perspectiva da criação de novas formulações que contemplem o ser humano como valor e preocupação central. O CMHE “é uma organização dedicada ao