Planejamento Humanista para 2021

Planejamento Humanista

Crie um 2021 diferente com o Planejamento Humanista

Siga o passo-a-passo desta pequena cartilha e construa um ano coerente, solidário e que busque a superação do sofrimento pessoal aliado a uma transformação social.

planejamento-humanista-2021

Planejamento Humanista: É quando imaginamos um futuro com um novo olhar, a perspectiva humanista acredita que o futuro será melhor, graças a nossa ação no presente. Imaginar um futuro inspirador nos ajuda a povoar esse lugar que hoje está no imaginário, mas logo será real, graças a ação coletiva dos Núcleos de Humanistas, outros projetos humanistas e tantas pessoas e movimentos que lutam por um futuro melhor. O P.H. é um apoio para estruturar, planejar e orientar a vida em base a princípios e referenciais humanistas.

Se você é daqueles que está pensando que talvez nem tenha 2021 pra tanto planejamento, imagine que talvez esse seja justamente o motivo de planejarmos mais do que qualquer outro ano. Planejar para que exista um outro 2021.

Planejar para que exista, mas que exista um outro mundo. Aqui estaremos propondo não a criação de um plano comum, somente com objetivos materiais e concretos. Aqui estamos falando que todo plano precisa de algo anterior, precisa de uma motivação, precisa de valores e sobretudo clareza.

Esse material que foi produzido pelo Coletivo Humanista de Pernambuco se destina a toda pessoa que sente que deseja criar uma imagem de futuro pessoal e social que lhe atraia e motive. O Coletivo é uma das muitas expressões do Movimento Humanista no Brasil. O Coletivo criou o Projeto Não Violência nas Escolas. 

Esta proposta pode ser feita individualmente, mas também pode ser feita coletivamente. Muitas são suas aplicações, mas todas têm em comum o desejo de construir um futuro comum verdadeiramente solidário, reconciliador e com forte cunho transformador. Esses valores humanistas estão ditos no material e alguns talvez sejam novos para você. Por isso temos um pequeno Glossário explicando o que cada termo significa para nós humanistas.

Aqui vão alguns termos que são cruciais para um estilo de vida humanista:

  • Reconciliação: Acreditamos que toda a tragédia que estamos vivendo pode ter varrido muitas superficialidades que nos impedem de nos reconciliar. Pois vimos que em meio a grandes dificuldades as contradições e desejos de vingança pesam mais do que gostaríamos.
  • Ações Válidas: São ações que confluem o que pensamos, sentimos e agimos. São o oposto da contradição, que se apresenta através das contradições pessoais e sociais. A.V. é a expressão no mundo da coerência e da unidade interna.
  • Papéis: Papéis são agrupamentos de comportamentos que formamos ao longo da nossa vida a partir das nossas experiências e das situações em que somos levados a vivenciar. Ter papéis bem definidos é fundamental e aqui iremos avaliar a adequação e inadequação(ou inexistência) de alguns deles. Afina-los, criá-los e transformá-los é um dos objetivos deste planejamento. 
  • Aforismo: São frases-força que podem sintetizar estados de ânimo, podem agrupar atributos como força, sabedoria e bondade. Nós criamos aforismos muitas vezes sem perceber, ao ouvir uma música ou frase que descreve o que sentimos ou projetamos. Aqui iremos criar um Aforismo para ser nossa bússola nas tempestades e dias de sol de 2021. 

Muita gente talvez pense que planejar já é difícil, planejar positivamente um futuro nessas condições, talvez pareça sarcasmo ou ingenuidade. Pode até parecer mesmo, mas acredite quando falamos que tudo antes de existir no mundo, antes de estar projetado no mundo, esteve imaginado na mente de alguém. E imagina se esse desejo de um outro mundo, imagina se isso se multiplica silenciosamente ou explicitado em muitas mentes simultaneamente. Pois bem, ajude a viralizar esta linda ferramenta de imaginatividade humanista e faça esse plano existir. Pois sabemos que muita gente deseja o mesmo. Um 2021 mais humano, mais solidário e coerente.

Bem, vamos falar de fato do nosso objetivo aqui, temos alguns pontos sobre o Guia, vamos lá:

  • 1. Planejar o ano é importante.
  • 2. Ter valores claros para pautar um planejamento é essencial.
  • 3. Criar metas objetivas e subjetivas, metas de reconciliação e superação também é importante.
  • 4. Saber que crescer individualmente é tão importante quanto fazer crescer os que me rodeiam.

Depois de criar seu Planejamento Humanista de 2021 faça um desenho, um quadro, uma planilha, um organograma, uma pintura, poema ou qualquer coisa que o materialize. Cole na geladeira, na porta, no computador ou por onde passe o seu olhar. Crie despertadores pela casa, com as frases, as lembranças e sobretudo o Aforismo Humanista para 2021.

Temas relacionados ao Planejar um ano da sua vida:

  • Sensação de descontrole da própria vida.
  • De que o ano passa sem você perceber ou decidir.
  • De que nos faltam referências claras para imaginar algo bom no futuro.
  • Desejo de desenvolver um novo estilo de vida, se possível humanista e não violento.
  • Planejar mesmo que não consiga implementar.

Então é isso. Aqui em baixo tem o botão para você baixar o Guia do Planejamento Humanista. Também tem um botão para compartilhar este conteúdo com outras pessoas. Você também pode comentar lá embaixo o que você achou.. Se quiser conte-nos seu aforismo humanista para 2021. O nosso é: Ser um espaço de fortalecimento, intercâmbio e transformação humanista e não violento para as escolas brasileiras.

Sugestões finais:

  • Não esqueça de monitorar seu Planejamento, olhe pra ele a cada 2 meses pelo menos. 
  • Não esqueça de explicitá-lo no mundo, escreva, desenhe e o materialize pelos lugares onde vc vive.
  • Seja coerente, solidário, divulgue a não violência ativa e reconcilie. 
  • Se este artigo lhe ajudou, seja recíproco (dentro da proposta humanista) e ajude outra pessoa.
  • E para vc: Muita Paz, Força e Alegria.

Depoimento

"Sempre busquei uma forma de me organizar de modo que o ano como calendário e as intenções mais profundas da minha vida se conectassem. O Planejamento Anual Humanista sanou boa parte dessa necessidade mais ampla e por isso sigo fazendo desde o ano passado (2020).
Fiz o meu em conjunto, nos encontros da Mensagem de Silo da Tijuca, em duas partes e dele tenho uma ou duas folhas de ofício com toda a oficina registrada e um papel menor que usamos para reservar sinteticamente tudo o que há de mais essencial a se trabalhar durante o ano.
Interpessoalidade, posicionamento de espírito, postura, tudo que pretendo não compensar nas relações, o que há de mais inspirador a se buscar no futuro foram alguns elementos registrados durante a experiência. Recomendo a todes que busquem por um pouco mais de paz interna, calma e lucidez para com as metas de um novo ano. Especialmente para os que já entendem que não só de conquistas financeiras e materiais se constrói um ser humano."
Algrin David
Realizador audiovisual/ estudante de mídia
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram

Veja aqui uma prévia do material Guia Planejamento Humanista

O Planejamento Humanista é fundamental para que possamos construir uma vida nova, em base a novos valores e com foco na transformação pessoal em função da mudança social. Esse planejamento é interessante que seja feito com outros, visto que o intercâmbio em torno a esses temas ajuda a compreensão do modo de ser humanista. Também sugerimos que seja estudado previamente os seguintes temas: Ação Válida, Coerência, Reconciliação, Papéis e Virtudes, além de saber um pouco sobre as ações humanistas na sua cidade. Já que estas ações são essenciais para a mudança social e servirão de apoio ao seu desenvolvimento pessoal.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Most Popular

Deixe a Não Violência entrar

Sintonize com a Não Violência

Receba no seu e-mail todas as novidades, atividades e campanhas de humanização e não violência para escolas.

Receba nosso Boletim por e-mail

Veja nosso blog..

Ultimas postagens..

Planejamento Humanista

Planejamento Humanista para 2021

Crie um 2021 diferente com o Planejamento Humanista Siga o passo-a-passo desta pequena cartilha e construa um ano coerente, solidário e que busque a superação do sofrimento pessoal aliado a

Rolar para cima